Passos mais importantes para um bom atendimento ao cliente
Estes são os 5 passos mais importantes para oferecer um bom atendimento ao cliente.
Vou explicar porque ter um bom serviço e atendimento ao cliente é o resultado de um bom trabalho de formação e comunicação passado à equipa.
Partilhem este vídeo com a vossa equipa, vai certamente acrescentar muito valor à vossa oferta. Hoje vou falar no s 5 passos mais importantes para um bom atendimento ao cliente.
1. Apresentação Muito importante ter uma boa imagem. Ter uma boa apresentação é obviamente muito importante, é muito positivo mostrar ao cliente que temos sempre um especial cuidado com a nossa imagem só para o poder atender.
Nem todos os estabelecimentos têm de optar por imagem formal e colocada, mesmo que seja um serviço informal e descontraído, obrigatório que a imagem seja cuidada. Eu gostava que todos os estabelecimentos tivessem um espelho à entrada da sala com a mensagem “É assim que o cliente o vê!”.
2. O cumprimento É importante ser o primeiro É muito importante que consigamos cumprimentar o cliente primeiro que ele nos cumprimente a nós, não só nos dá uma certa vantagem em sermos nós a abrir a “cortina” da timidez bem como, mesmo quando o trabalho aperta, se conseguirmos cumprimentar o cliente nem que seja apenas com um leve sorriso, ele vai sentir que já foi notado e mesmo que tenha de esperar um pouco pela sua vez, ele o fará com maior agrado.
Para além disto, mesmo que um chefe ou supervisor tiver que gerir uma reclamação, ele pode sempre usar isso a seu favor e alegar “Peço desculpa pelo sucedido, mas o meu colega não cumprimentou o senhor? Foi mal-educado consigo foi!?” se realmente esta segunda regra foi respeitada, o cliente vai ter de reconhecer algo de positivo no atendimento e vai sentir maior dificuldade em apresentar uma reclamação válida.
3. proibido usar desculpas Nunca deixar o cliente inseguro Mesmo que o funcionário seja novo na casa, ele não pode nunca usar isso a seu favor ou como desculpa em frente ao cliente.
Como é natural que aconteça, mesmo que o cliente peça algo que o novo funcionário ainda não saiba atender, está proibido de responder” Eu não sei, eu sou novo aqui!” ele deverá sempre responder” Com certeza, vou precisar apenas pedir ajuda ao meu colega!”.
Assim, mesmo que o cliente conclua que o funcionário seja novo no estabelecimento, ele vai sentir que pode continuar a confiar nele, porque se esforça para o agradar.
4. Toque pessoal Mas não em excesso Hoje em dia o atendimento ao público já não é tão ortodoxo como antigamente, embora prevaleça sempre o profissionalismo e a competência protocolar, é saudável dar um pequeno toque pessoal no atendimento, não faz mal nenhum se surgir uma leve conversa com o cliente e se desvendar algo como um pequeno gosto pessoal ou por exemplo um desporto, ou mesmo um hobbie.
Mas não muito mais que isso, não se pretende que sejamos o centro das atenções, principalmente se o cliente está sozinho, não faz mal nenhum comentar apenas durante o serviço como o dia está bonito e nunca se esqueçam de dar sempre um sorriso a quem não tem.
5. Toda a gente gosta de se sentir especial Quem disser que não, está a mentir Esta ultima regra na minha opinião vale ouro, quem dominar esta regra, estou certo que vai brilhar, tendo também em conta a utilidade e a força da empatia já referida inicialmente, fazer o cliente sentir-se especial é o que nos distingue dos demais. Imaginemos, por exemplo, que realmente nos esforçamos para reter os nomes de pelo menos os clientes habituais, estou certo que eles vão adorar serem tratados assim quando nos visitam rodeados de um grupo de amigos.
6. Empatia Realmente entender o valor de “Empatia” é ainda mais importante que interiorizar os 5 pontos anteriores. Antes de apresentar aquelas que na minha opinião são as principais regras do bom atendimento ao público, é muito importante que sempre tenhamos em mente a criação de “empatia” com o cliente.
Esta pode ser uma base excelente para implementar processos e rotinas no seu restaurante, uma equipa bem preparada e devidamente informada pode garantir um serviço de qualidade e consistente no seu restaurante.
É muito importante que tenhamos a capacidade psicológica de sentir o que o cliente deverá sentir e tudo está diretamente relacionado com o que conseguimos transmitir-lhe sem tão pouco precisar de abrir a boca. Como se fosse possível, nos colocarmos no lugar do cliente e voltar a olhar de novo para nós. Se realmente dominarem estas técnicas vão certamente prestar um excelente serviço ao cliente e terem uma posição mais marcante, atraente e conquistadora no atendimento ao público.