Como reduzir atrasos e “no show” de reservas no restaurante
COMO DIMINUIR OS ATRASOS E OS “NO SHOWS” DE RESERVAS NO SEU RESTAURANTE.
Os “no shows” e os atrasos complicam bastante todos os restaurantes que trabalham com reservas. Os restaurantes contratam mão-de-obra que se torna desnecessária (mas tem que ser paga), fazem compras que são previstas tendo em conta o número de reservas, mas que gera desperdício e nega os lugares a outros clientes que honrariam a sua reserva.
Os custos da matéria-prima aumentam. Os custos do pessoal aumentam. As vendas que poderiam ser maiores, não crescem…. Surge então a necessidade de regulamentar o ato de reservar, de forma a reduzir ao máximo os “no shows” e os que se atrasam.
A sua aplicabilidade faz mais sentido num cenário de grande procura, mas algumas destas estratégias pode aplicar-se em qualquer restaurante….
1. Aquando da reserva e na chamada de confirmação, avisar que o tempo de tolerância é 15/30 min e que a mesa será cedida, caso seja ultrapassado o tempo
2. Chamada de Confirmação: Entrar em contacto com responsável pela reserva ainda antes de começar o turno (avisar no dia que a reserva for feita que a chamada vai acontecer). Voltar a avisar sobre o tempo de tolerância
3. Tentar último contacto a avisar sobre a perda da reserva, ainda dentro do tempo de tolerância, registando a tentativa de contacto.
4. Registar o nome/contacto do responsável pela reserva e “negar” futuras reservas
5. Cobrar um valor por pessoa. Se alguém desistir até 3 dias antes, devolvem o “sinal”, após os 3 dias, não devolve.
6. Cobrar multa no caso de “no show” (pedir cartão de crédito) 7. Não aceitar reservas É mais fácil “convencer” um cliente a concordar com todos os pontos descritos anteriormente, pois se a procura for alta, ele próprio não vai querer perder a oportunidade de jantar num restaurante que está sempre cheio.